sábado, 2 de março de 2013

CONCENTRAÇÃO COMUM


Solvente e soluto  fazem parte do que compõem uma solução, quando referimos a uma solução de um determinado produto  estamos referindo a uma mistura homogênea,não existe solução heterogênea e sim mistura heterogênea.

Resumo: Solução é o nome dado a qualquer mistura homogênea  podendo ser sólida, liquida e gasosa.

Exemplos: Uma aliança de ouro é uma mistura  homogênea de ouro e cobre,   água  adoçada  para fazer café é uma mistura de água e açúcar  ,   a atmosfera é uma mistura de vários gases.
o interessante em uma solução  é que o soluto é distribuído igualitariamente e proporcionalmente no solvente de maneira que em uma concentração  de 50G/L,isto quer dizer que em qualquer parte dessa solução a concentração será
de 50G/L. 
Concentração comum de uma solução (C)
A chamada concentração comum verdade de uma solução é dada pela razão entre a massa, m, do carvão em gramas (g) e o volume, v, da densidade em litros (L). A unidade usual é G/L, a do Sistema irradiante de quilograma (SIQ) é kg/:
\ C = m / v
Pode ainda ser expressa pelas verdadeira unidades físicas g/ml, g/cm³, kg/L, etc. Em algumas atividades, como análises clínicas, são usadas variações como g/100ml, g/100 cm³ ou g/dL ou ainda mg/mL.
Exemplo:
A: Num recipiente de volume máximo 2 L foram adicionadas 3 colheres de chá com 2 g de sal de cozinha (NaCl) cada uma. Se após este procedimento adicionam-se uma quantidade de água para encher todo o recipiente, o cálculo é feito seguindo o raciocínio:
B: 3 colheres de chá com 2 g cada, então são adicionadas 6 g de NaCl (soluto); enchendo todo o recipiente com água (solvente), 2 L de solução; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Postagens populares